Começa hoje (23) a campanha de vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro. O primeiro grupo a ser imunizado serão os idosos e os trabalhadores da saúde, público mais vulneráveis à gripe. 

Para evitar aglomeração, a secretaria de saúde irá disponibilizar a vacina nos postos de saúde e também em esquema especial de drive-thru no postos do detran. Serão cinco unidades do departamento de trânsito com atendimento das 10h às 16h: Barra da Tijuca, Campo Grande, Catete, Ilha do Governador e Tijuca. Os idosos com mais de 80 anos cadastrados nas clínicas famílias da sua região receberão a dose da vacina direto em casa.

Lembrando que a vacina não protege do coronavírus. É um composto trivalente que imuniza contra os três vírus que mais circularam no américa do sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). A medida visa auxiliar os profissionais de saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para o coronavírus dos idosos. Além disso é uma forma de impedir que esse público tenha uma sobrecarga no sistema respiratório, o que agravaria o quadro, caso essa pessoa seja infectado pelo novo coronavírus, 

Confira o calendário da Campanha:

  • 23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe para as pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde.
  • A partir do dia 16 de abril: o público-alvo serão os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas. 
  • A partir do dia 9 de maio: Serão vacinadas crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas. 

O Dia D da campanha acontecerá no 9 de maio. Postos de saúde de todo o Brasil disponibilizaram a vacina para todo o público-alvo.