22 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, 20.06.2019
Home Mandala Infraestrutura Clube Náutico

Clube Náutico

Um dos melhores da região, oferecendo vista privilegiada da Lagoa de Marapendi, o Clube Náutico Mandala está situado em Área de Proteção Ambiental (APA). Cabe à Sociedade Civil Mandala – SOCIMA preservar e fiscalizar as práticas no local, protegendo seus recursos ambientais e colaborando para a sua melhoria. Nos seus limites são realizadas pesquisas científicas, desde que com a devida autorização do órgão ambiental.

Nos 11 mil metros quadrados de área – dois mil de área edificada – estão harmoniosamente distribuídos amplos espaços de lazer, de atividades e de serviços, abrigando ainda as quatro salas do complexo administrativo da SOCIMA e, em outra construção, a oficina da equipe de manutenção.

O Clube conta com uma ampla infraestrutura de esporte e lazer. São três churrasqueiras independentes, sauna, piscina infantil e semiolímpica três quadras de tênis de saibro, uma de piso duro, uma quadra poliesportiva para tênis, vôlei, basquete e futebol, uma quadra poliesportiva, para vôlei, futebol e hóquei. Para cuidar de toda essa estrutura, a SOCIMA conta com uma equipe de funcionários nos setores administrativo, financeiro e operacional.

Há ainda restaurante e bar, salões de festas de sinuca, de dança, área de lazer para crianças e adolescentes, com um bem equipado parquinho infantil que tem até casa na árvore e escadinha de corda. Para os que se interessam por jogos de salão, há um espaço coberto com mesas de dama e xadrez. Se o morador quer apenas apreciar a bela vista ou ler um livro, a pedida é sentar em um banco sob as árvores e desfrutar o momento.

Do píer na marina do Clube saem as balsas que atendem ao Condomínio na travessia para a praia. Em tempos idos, a área da lagoa que margeia o Clube era o local predileto para a prática de esportes náuticos, como o windsurfe, que veio com força total no início da década de 1980. A vocação permaneceu e o Clube Náutico já foi sede de várias regatas.

Curiosidade: não se tem notícia na Barra de outro condomínio que tenha em seu convívio no clube uma família tão diferente como a que o Mandala faz questão de manter como hóspede permanente: uma família de quero-queros.

As três aves (Vanellus Chilensis) se “instalaram” em uma das áreas de gramado do Clube próxima à passagem que leva ao campo de futebol e fazem a alegria dos moradores, especialmente as crianças. É bem verdade que às vezes não estão para amizade. Quando algum “intruso” invade seus domínios, elas dão logo o alarme mostrando sua irritação. A atenção redobra quando a fêmea está chocando. Para dar uma forcinha – e proteger as canelas de quem passa -, nessas ocasiões a SOCIMA coloca um cordão de isolamento em torno de onde a família se encontra. Só tem que ficar de olho para os gambás não furtarem os ovinhos!